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Como escolher o pneu ideal?

A escolha do pneu adequado para cada carro é realizada ainda no processo de fabricação do automóvel, baseado em suas características e aprovado após a realização de muitos testes. Porém, se você não está satisfeito com o modelo ou a marca que veio de fábrica e quer inovar, preste atenção em alguns detalhes importantes. Veja abaixo dicas para escolher um pneu:

- Observe o tipo do veículo;

- Analise como ele será dirigido, levando em conta a velocidade

- Pense em que tipo de caminho ele percorrerá com frequência e em que condições ele se encontra (se é pavimentado, se é uma estrada de terra, se o percurso é curto ou longo, etc.)

- Verifique a capacidade de carga, tração, vida estimada dos pneus, garantia.

- Avalie não somente o preço do pneu. Observe a qualidade do mesmo e as garantias que ele oferece.

- Compre sempre de revendedores autorizados e em lojas confiáveis.

- Verifique as informações presentes no manual de fabricação e veja se o pneu escolhido é indicado pelo fabricante.

- Procure saber se o pneu foi aprovado pelo Imetro (Instituto Nacional de Metrologia,Normalização e Qualidade Industrial). Ele deve conter o logotipo do Inmetro seguido do número de identificação do fabricante do pneu.

- Esteja atento ao prazo de validade do pneu, que dura 5 anos após a sua fabricação. Para saber quando ele foi fabricado, procure na área de identificação do pneu a  inscrição “DOT”  (Department of Transportation) e os 11 dígitos que aparecem após essa sigla. Os quatro últimos algarismos desse dígito indicam a data de fabricação do pneu, expressando a semana e o ano em que ele foi fabricado. Por exemplo, se os dígitos forem 2413 significa que o pneu foi fabricado na 24ª semana do ano de 2013. Ainda que o pneu tenha sido pouco ou nunca utilizado, é importante respeitar a data de validade, pois o pneu também sofre com a ação do tempo e da temperatura.

- Observe os códigos contidos nos pneus, que indicam para que tipo de utilização ele é mais indicado.

P: pneu apropriado para carros de passeio.

LT: significa Light Truck. Esse tipo de pneu é ideal para utilitários leves e veículos que transportam cargas que variam de leves a moderadas

M+S: pneu desenvolvido para apresentar bom desempenho em qualquer estação do ano. Essa informação é muito pertinente em países muito frios.

TL: significa Tubeless e indica que não há câmara de ar no interior do pneu.

TT: significa Tube Type e  indica que o pneu possui uma câmara de ar em seu interior.

ST: Desenvolvido para Trailer especial (Special Trailer).

T: Pneu temporário, para uso emergencial. Ideal para ser deixado de reserva, dentro do porta malas do veículo.

-  Observe o código que expressa a velocidade máxima que o pneu pode atinjir:

Código

Descrição

F

80 km/h

G

90 km/h

J

100 km/h

K

110 km/h

L

120 km/h

M

130 km/h

N

140 km/h

Q

160 km/h

R

170 km/h

S

180 km/h

T

190 km/h

U

200 km/h

H

210 km/h

V

240 km/h

W

270 km/h

Y

300 km/h

ZR

+ 240 km/h

 

ÍNDICE DE CARGA

KG/PNEU

80

450

81

462

82

475

83

487

84

500

85

515

86

530

87

545

88

560

89

580

90

600

91

615

92

630

94

670

95

690

96

710

97

730

98

750

99

775

100

800

101

825

102

850

103

875

104

900

105

925

106

950

107

975

108

1000

109

1030

110

1060

111

1090

112

1120

113

1150

114

1180

115

1215

116

1250

117

1285

118

1320

119

1360

120

1400