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Pneus Remold

Os pneus Remold ou pneus remoldados são pneus remanufaturados, onde as carcaças de pneus usados passam por uma espécie de reciclagem que refaz sua estrutura. Os pneus Remold chegam a custar, em média, metade do valor de modelos similares de pneus novos. Porém, seu desempenho e a segurança e o conforto que proporciona ao usuário também são bastante reduzidos, assim como seu tempo de vida útil, que é cerca de 30% inferior ao de um pneu novo.

Existem três categorias de reforma de pneus:

Pneu Recapado: Como o próprio nome sugere, os pneus recapados tem apenas a parte externa de borracha, que entra em contato com o chão, substituída. Uma nova capa de borracha é colocada e o pneu volta a ser utilizado. Este processo de substituição pode ser feito a frio, com uma banda de rodagem desenhada que é colada no pneu ou a quente, onde a banda de rodagem é desenhada após ser colada no pneu e submetida a uma temperatura de 150ºC.

Pneu Recauchutado: Além da banda de rodagem, o pneu recauchutado também tem os ombros substituídos. O resultado é um pneu com características similares a de um pneu novo, por um preço inferior. O processo de recauchutagem deve obedecer as especificações do fabricante quanto à composição do pneu.

Pneu Remoldado: Os pneus remold ou remoldados tem sua estrutura totalmente refeita, substituindo a banda de rodagem e os flancos e ganhando um novo revestimento de borracha. Esse processo esconde todas as informações originais do pneu, como origem, data de fabricação, capacidade de carga e velocidade, etc.

Pneu Ressulcado: Também conhecido como frisagem ou riscagem, o processo de ressulcagem consiste em aprofundar os sulcos originais de pneus desgastados, reforçando os desenhos na borracha. Muitos proprietários optam por ressulcar os pneus originais para aumentar sua durabilidade e aderência. Entretanto, o serviço oferece muitos riscos à segurança dos passageiros do veículo, já que apenas disfarça o problema do desgaste dando a ele uma nova aparência. Além disso, durante a confecção dos novos sulcos,  a lona e a cinta estabilizadora de aço e fios de náilon podem ser atingidas, aumentando o risco de acidentes.

Antes de adquirir um pneu, analise todos os aspectos que o envolvem e não apenas o preço. Os pneus novos são mais duráveis, são mais resistentes à pancadas, permanecem balanceados por mais tempo e percorrem uma quilometragem maior com velocidade maior, se comparados aos pneus remold. Além disso, a remodelagem impede que o consumidor possa verificar a procedência original do pneu.