Clipart

Tipos de pneus

Os pneus são fabricados em tamanhos e características específicas para modelos ou categorias de veículos. Por isso, no momento de compra do pneu é preciso levar em consideração o seu tamanho e suas funções. Se houverem dúvidas sobre qual tipo de pneu é o mais adequado para o seu veículo, preste a atenção às características do pneu que veio de fábrica em seu carro ou consulte um especialista. Os tipos de pneus existentes no mercado são:

Pneus Convencionais: Também conhecidos como pneus de passeio, são os mais recomendados pelos fabricantes de veículos, pois se adaptam bem a todos eles. Indicados para automóveis que trafegam pela cidade, os pneus convencionais são fabricados com diâmetro normal, perfil de série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e com construção radial, os pneus convencionais proporcionam conforto ao usuário e duram bastante tempo.

Pneus de Alta Performance: São desenvolvidos para garantir maior aderência ao solo e para dar estabilidade ao veículo, ainda que esteja sob alta velocidade. Para isso, possuem bandas com desenhos assimétricos, grande diâmetro e largura, perfil baixo e rodas que possuam construção radial e tenham 17, 18 19 ou 20 polegadas. O aspecto negativo desse tipo de pneu é o  pouco conforto que ele proporciona ao passageiro. Por outro lado, os pneus de alta performance tem bom desempenho tanto em pistas secas, quanto em molhadas.

Pneus Off Road: São pneus indicados para uso em estradas de terra, terrenos lodosos e feitos de pedra e por veículos que tenham grande capacidade de tração nas rodas, graças aos seus gomos, que são  mais destacados. Com construção diagonal, os pneus off road são muito utilizados em automóveis de competições, como Rallys e em serviços em fazendas. O uso desse tipo de pneu não é indicado para estradas pavimentadas, já que possui índice de velocidade baixo, o que diminui a durabilidade do pneu e produz vibrações altas.

Pneus de uso misto (On/Off Road): Possuem capacidade de rodas em estradas de terra ou de asfalto. São pneus fabricados especialmente para caminhonetes, pick up’s e outros veículos utilitários. Não são a melhor opção quando se trata de conforto e ruído, mas são muito eficientes em relação a potência.