A escolha do pneu adequado para cada carro é realizada ainda no processo de fabricação do automóvel, baseado em suas características e aprovado após a realização de muitos testes. Porém, se você não está satisfeito com o modelo ou a marca que veio de fábrica e quer inovar, preste atenção em alguns detalhes importantes. Veja abaixo dicas para escolher um pneu:
- Observe o tipo do veículo;
- Analise como ele será dirigido, levando em conta a velocidade
- Pense em que tipo de caminho ele percorrerá com frequência e em que condições ele se encontra (se é pavimentado, se é uma estrada de terra, se o percurso é curto ou longo, etc.)
- Verifique a capacidade de carga, tração, vida estimada dos pneus, garantia.
- Avalie não somente o preço do pneu. Observe a qualidade do mesmo e as garantias que ele oferece.
- Compre sempre de revendedores autorizados e em lojas confiáveis.
- Verifique as informações presentes no manual de fabricação e veja se o pneu escolhido é indicado pelo fabricante.
- Procure saber se o pneu foi aprovado pelo Imetro (Instituto Nacional de Metrologia,Normalização e Qualidade Industrial). Ele deve conter o logotipo do Inmetro seguido do número de identificação do fabricante do pneu.
- Esteja atento ao prazo de validade do pneu, que dura 5 anos após a sua fabricação. Para saber quando ele foi fabricado, procure na área de identificação do pneu a inscrição “DOT” (Department of Transportation) e os 11 dígitos que aparecem após essa sigla. Os quatro últimos algarismos desse dígito indicam a data de fabricação do pneu, expressando a semana e o ano em que ele foi fabricado. Por exemplo, se os dígitos forem 2413 significa que o pneu foi fabricado na 24ª semana do ano de 2013. Ainda que o pneu tenha sido pouco ou nunca utilizado, é importante respeitar a data de validade, pois o pneu também sofre com a ação do tempo e da temperatura.
- Observe os códigos contidos nos pneus, que indicam para que tipo de utilização ele é mais indicado.
P: pneu apropriado para carros de passeio.
LT: significa Light Truck. Esse tipo de pneu é ideal para utilitários leves e veículos que transportam cargas que variam de leves a moderadas
M+S: pneu desenvolvido para apresentar bom desempenho em qualquer estação do ano. Essa informação é muito pertinente em países muito frios.
TL: significa Tubeless e indica que não há câmara de ar no interior do pneu.
TT: significa Tube Type e indica que o pneu possui uma câmara de ar em seu interior.
ST: Desenvolvido para Trailer especial (Special Trailer).
T: Pneu temporário, para uso emergencial. Ideal para ser deixado de reserva, dentro do porta malas do veículo.
- Observe o código que expressa a velocidade máxima que o pneu pode atinjir:
|
Código |
Descrição |
|
F |
80 km/h |
|
G |
90 km/h |
|
J |
100 km/h |
|
K |
110 km/h |
|
L |
120 km/h |
|
M |
130 km/h |
|
N |
140 km/h |
|
Q |
160 km/h |
|
R |
170 km/h |
|
S |
180 km/h |
|
T |
190 km/h |
|
U |
200 km/h |
|
H |
210 km/h |
|
V |
240 km/h |
|
W |
270 km/h |
|
Y |
300 km/h |
|
ZR |
+ 240 km/h |
|
ÍNDICE DE CARGA |
KG/PNEU |
|
80 |
450 |
|
81 |
462 |
|
82 |
475 |
|
83 |
487 |
|
84 |
500 |
|
85 |
515 |
|
86 |
530 |
|
87 |
545 |
|
88 |
560 |
|
89 |
580 |
|
90 |
600 |
|
91 |
615 |
|
92 |
630 |
|
94 |
670 |
|
95 |
690 |
|
96 |
710 |
|
97 |
730 |
|
98 |
750 |
|
99 |
775 |
|
100 |
800 |
|
101 |
825 |
|
102 |
850 |
|
103 |
875 |
|
104 |
900 |
|
105 |
925 |
|
106 |
950 |
|
107 |
975 |
|
108 |
1000 |
|
109 |
1030 |
|
110 |
1060 |
|
111 |
1090 |
|
112 |
1120 |
|
113 |
1150 |
|
114 |
1180 |
|
115 |
1215 |
|
116 |
1250 |
|
117 |
1285 |
|
118 |
1320 |
|
119 |
1360 |
|
120 |
1400 |